De acordo com levantamento realizado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Fundação Instituto de Administração (FIA), a utilização do modelo home office para as relações de trabalho cresceu 78%, tornando-se cada vez mais claro e inegável a mudança na estrutura e modelos da relação de emprego.
Com tantas mudanças, é notável a necessidade de se investir em que permitam a expansão do conhecimento dos colaboradores, autonomia, liberdade e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Fornecer benefícios diferenciados, além de estimular a equipe, também é um ato estratégico e motivador para formar bons profissionais.
De acordo com o estudo “The working Future: Re-humanizing work” realizado pela Bain & Company as prioridades para os profissionais brasileiros são:
- Bons salários e benefícios; e
- Oportunidades de crescimento e aprendizado e flexibilidade de horas trabalhadas.
Mas quais benefícios podem ser oferecidos?
Além do tradicional vale transporte, vale refeição, vale alimentação e convênio médico, podem ser instituídos outros proveitos motivadores à equipe. Algumas práticas pioneiras podem ser aplicadas, como por exemplo:
- A flexibilidade e novos modelos de trabalho, como a possibilidade do trabalho home office.
- Programa de viagem para outras sedes da empresa ou parceiros para troca cultural e expansão do conhecimento. Dessa maneira, o empregador passa a incentivar e recompensar os colaboradores com programas de viagem e intercâmbio.
- Programas ligados à saúde mental e relaxamento – O pós-pandemia apresentou um aumento dos Workaholic, ou seja, pessoas que trabalham em excesso e não conseguem se desligar de suas atividades laborais. Com o ritmo de trabalho acelerado e aumento nos índices de ansiedade e depressão pós-pandêmico, as empresas estão desenvolvendo e investindo em práticas de meditação, respiração, autoconhecimento e saúde mental dos colaboradores, a prática do “Ho’oponopono” está cada vez mais conhecida entre os brasileiros.
- Programa de Mentoria e Advisors – A mentoria especializada de profissionais com experiência e conhecimento prático dos desafios empresariais é uma prática famosa entre os executivos e empreendedores. Implantar um programa de integração e expansão de mentorias para toda a equipe permite o desenvolvimento do conhecimento e aperfeiçoamento do networking entre os profissionais proporcionando uma harmonia e sintonia de todos do time.
Com essas dicas de implantação e inovação de benefícios instituídos no mundo empresarial, há a possibilidade da uma ampliação do conhecimento profissional, capacitação para o mercado de trabalho e, por consequência, o crescimento e engajamento das empresas.
FONTE: FORBES
Artigo escrito por:
Clarissa Lessa – Graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, com MBA em Gestão Empresarial e pós-graduada em Controladoria e Finanças. Possui 5 anos de experiência em instituições financeiras, ocupando cargos estratégicos.
Mariana Mizoguchi – Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
Os artigos e notícias reproduzidos neste blog são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião integral do escritório Vieira Tavares Advogados.